domingo, 7 de setembro de 2014

Receitas - Gaufres light e Bolo de pêra

Desde que passei a ser "esposa" e dona-de-casa, que os domingos são aqueles dias em que nos juntamos durante horas á mesa, em que conversamos de tudo, sem horários, sem pressas.
Apenas aproveitamos a companhia uns dos outros.

Fui criada por uma Senhora, que apesar de não ser minha mãe, amo-a com todas as forças do meu ser, e ela, como grande Mulher que é, ensinou-me algo de muito importante, os DETALHES, o amor e prazer que oferecemos aos outros.

Porque é que as pessoas quando recebem amigos fazem uma mesa linda, preparam tudo o que de melhor existe e para o dia-a-dia são uns pratos quaisquer e de preferência algo que seja a correr.
Pois que aqui em casa NÃO é assim, gosto muito de receber os amigos e de lhes dar o melhor, mas acima de tudo, os meus melhores amigos, são aqueles que partilham o meu lar todos os dias, que me aturam, que eu aturo e por isso eles MERECEM o melhor de mim e daquilo que lhes posso oferecer. Por isso na nossa casa, todos os detalhes contam e eu espero que as minhas três crias guardem este amor pelos detalhes.


E passando isto, deixo-vos alguns exemplos dos nosso pequeno-almoços/brunchs, que os deixam sempre de brilhozinho nos olhos.

Ainda sem bimby...



E hoje, que é o que deu origem ás receitas que venho partilhar convosco, já com a amiga que me poupa imenso tempo, a nossa Bimby!



As gaufres foram sem dúvida o grande sucesso de hoje, tanto para mim, que evito ao máximo as gorduras, como para eles, que adoram recheá-las a gosto!


Gaufres:



Ingredientes:

250g de farinha
2 ovos
360g de leite
2 c. de chá de STEVIA* ou 30g de açúcar
1 pacote de fermento
1 pitada de sal

Junte todos os ingredientes no copo e programe durante 20seg/vel 9.
Empurre o conteúdo que estiver agarrado ao copo para o seu fundo com a ajuda da espátula, depois misture 5seg.
Retire e deixe repousar a massa durante uma hora.
Aquecer bem o aparelho para as gaufres, Deitar a massa.

Caso o seu aparelho não seja anti-aderente, pode passar um guardanapo embebido num pouco de óleo.
Conforme o aparelho e o grau de cozedura desejado, o tempo pode variar entre os 3 e 5 minutos.

Decore a seu gosto (Chantilly, Fruta, Mel, Iogurte, Açucar com canela, Chocolate, etc...)



"O seu poder adoçante pode ser 300 vezes superior à sacarose. Não contêm calorias. Extraído da planta stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul. Uma vez que a stevia é uma planta ela contém outras propriedades que complementam o seu poder adoçante. Estudos apontam o seu poder em suprimir o crescimento bacteriano nos dentes, regula a pressão arterial, tem poder diurético e de regular os níveis de açúcar no sangue. Não houveram ainda efeitos colaterais associados, por isso deve sempre que possível ser o edulcorante de escolha. O seu sabor doce não é afetado pelo aquecimento então pode ser utilizada em chás e outras bebidas, além do preparo de sobremesas em substituição ao açúcar. Existem diferentes marcas de estevia no mercado, cada uma com um sabor diferente. Alguns produtos oferecem a stevia associado a outros adoçantes (ex: ciclamato e sacarina) enquanto outros oferecem a stevia pura."

Bolo de iogurte e pêra:



Ingredientes:

Manteiga p/untar a forma
1 pêra cortada em quartos
3 ovos
120g de iogurte natural
50g de côco ralado (opcional)
20g de STEVIA* ou 200g de açucar
80g de óleo (eu usei 60g)
150g farinha tipo 55
1 c. chá de fermento para bolos
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180C.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês com aproximadamente 24x11cm. Reserve.
Coloque no copo a pêra e pique 5seg/vel 5.
Adicione os ovos, o iogurte, o côco (opcional), a stevia/açucar e o óleo. Bata 2min/vel 6.
Adicione a farinha, o fermento e o sal.
Envolva 6-8seg/vel 3.
Coloque na forma reservada e leve ao forno a 180C cerca de 30min (o meu ficou 40 min).
Desenforme e deixe arrefecer sob uma rede.



Espero que gostem tanto quanto nós!
À bientôt!

2 comentários: