terça-feira, 21 de maio de 2013

Receita - World Baking Day - Bolo-pudim

Eu sei que venho atrasada, sei bem que o World Baking Day foi no domingo (quem é que podia falhar tal dia sendo que quase toda a gente falou/escreveu sobre o mesmo!?).
Na minha rica casinha o domingo é dia de sobremesa especial, seja o que for, existe sempre um mimo que por norma dura os seguintes dois, três dias.


Este domingo não foi excepção, e como os miúdos são fãs de pudim e de bolo, eu decidi-me lançar a um bolo que eu já tinha visto ao tempo mas ainda não tinha tentado com medo de sair tudo ao lado, é que eu e pudins amamo-nos mas cada vez que faço um no forno, sinto sempre uma ansiedade anormal.



Ontem como por aqui foi feriado e eu andei a "construir" o quarto do T. mais velho, sim, depois conto-vos, é que os filhos crescem mesmo num abrir e fechar de olhos.
Hoje partilho com vocês o resultado de um bolo que eu amei e que os filhos devoraram como se fosse o melhor bolo do mundo.

A receita é daqui !

Bolo-Pudim:
Ingredientes:
Para o bolo:
Ovos: 3
Açúcar: 1 Chávena de chá
Manteiga: 150 g

Farinha: 1 + 1/2 Chávena
Fermento: 1 Colher de sopa
Chocolate em pó: 1/2 Chávena
Leite: 1/2 Chávena

Para o pudim
Leite condensado: 1 Lata
Ovos: 4
Leite normal: 2 Latas (a do leite condensado)

Preparação:

Ligar o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria. Barrar uma forma redonda sem buraco com caramelo.



Bolo:
Bater o açúcar com os 3 ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida e mexer novamente. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena de leite. Bater bem. Deitar na forma sobre o caramelo e reservar.

Pudim:
Bater muito bem todos os ingredientes ao mesmo tempo e deitar sobre a massa do bolo.
É nesta altura que a massa do bolo "engole" o pudim e este sim fica em contacto com o caramelo.
Vai ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora. Desenformar depois de arrefecer completamente.
Eu fiz no domingo e deixei "arrefecer" até à hora de almoço de segunda-feira.
Espero que gostem e acreditem que, se têm receio como eu tinha, esqueçam, porque é mesmo hiper mega simples e é tão bonitinho o efeito.



18 comentários:

  1. mto bom aspeto, obgda pela receita, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aspecto é tão bom como o sabor ;) não tem de agradecer, partilhar é um prazer ;) Beijinho

      Eliminar
  2. Adoro bolo-pudim! Devo ter feito uma ou duas vezes, no máximo! E este tem um aspecto divinal. Tenho que voltar a fazer, um dia destes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia eu fiquei absolutamente fã! Este vai ser um dos bolos da nossa casa assim como é o bolo mousse de chocolate! Venham de lá os domingos :D

      Eliminar
  3. Ganhei coragem vou aventurar-me no fds.

    ResponderEliminar
  4. Ai Anocas... que água na boca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo S* e olha que o sabor não fica nada atrás da apresentação :)

      Eliminar
  5. Quando estiver boa do braço, vou fazer! Que belo aspecto :)

    ResponderEliminar
  6. Bem, que óptimo aspecto! Vou experimentar :o).
    E esse bolo de mousse de chocolate também tem receita?
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos do frio,
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra :) Este é mesmo muito bom e o bolo mousse de chocolate não lhe fica atrás. E sim tem receita, post em lista de espera que isto não pode ser tudo de uma vez eheheheh
      Beijinho retribuido com algum frio ;)

      Eliminar
  7. Que aspecto tentador, adorei! Obrigada pela partilha, já está na minha lista de afazeres/prazeres para o próximo fim de semana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seni depois quero saber se gostaste :) Este domingo tenho outro doce para partilhar, saído da cabeça da je com aquilo que havia por casa :p
      Beijinho

      Eliminar
  8. Que quantidade leva a chavena em ML?

    ResponderEliminar
  9. Já publicou a receita "Bolo mousse chocolate"

    ResponderEliminar