quinta-feira, 11 de abril de 2013

Suiça vs Portugal

É verdade, é a minha primeira vez doente na Suiça e a descoberta merece um post. Estou doente desde terça-feira à noite e hoje de manhã fui à clinica onde está o meu primeiro médico de familia na Suiça, quarenta e cinco minutos depois saí do consultório com a receita dos medicamentos na mão. Mas este não é o assunto deste post!
Isto tudo para vos dizer que entro na farmácia, entrego os meus papelitos e depois de me entregar tudinho eu digo-lhe "aceitam cartões multibanco?" E perguntei pelo simples facto de que o terminal estava escondido atrás de umas embalagens de créme para as mãos.
Ao que a farmacêutica me responde "Mas vai pagar agora?!?!" Eu com a minha maior cara de parva respondo "Claro", como se fosse óbvio.
Pois que para eles, Suiços, não é nada óbvio, pois por estas bandas é comum ir buscar a medicação e enviarem a factura para casa.
Provavelmente algumas pessoas dirão "E???", ao que eu respondo "Sabem quantas pessoas em Portugal deixam de ir à farmàcia no momento em que o médico passa a receita  porque não têm dinheiro?" É nestas coisas que eu vejo as grandes diferenças nos países!

16 comentários:

  1. De facto, cara amiga, tenho casos desses bem perto de mim....
    Realidades diferentes? Não. Países realmente avançados e outros que acham que o são...
    Um beijo, querida, e as melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Sinceramente acho que são culturas mesmo muito diferentes, com ideais e objectivos diferentes.
      Sempre achei que Portugal apenas gosta de ficar bem na foto o resto? O resto são restos...
      Beijinho

      Eliminar
  2. E Cada vez há mais... Infelizmente essa é cada vez mais a realidade do nosso país.

    As tuas melhoras.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Querida Maria João!
      Com muita pena minha e com alguma tristeza pelos que deixei em Portugal é uma realidade muito presente

      Eliminar
  3. Por acaso até tenho um post agendado que entre outras coisas também refere esse exemplo. Sem dúvida que a nivel da saúde estamos muito melhor servidos.
    Bjs e as melhoras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa a àrea da saúde aqui é uma das àreas onde noto maior diferença com Portugal, acho que não há mesmo comparação... A minha viagem é mesmo "Anita à descoberta da Suiça" eheheheh
      Beijinho

      Eliminar
  4. Aqui na Alemanha paga-se logo quando se vai buscar os medicamentos mas por norma só 5€ por cada. Mas muitas vezes o meu médico dá-me ou, como o antibiótico que tomei há pouco era participado. Para as crianças não se paga, o que faz uma grande diferença, em Portugal pagava no mín. 20€ por mês para os filhotes.
    BEijinhos e as melhoras,
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Bélgica também funciona mais ou menis assim.
      Eu por exemplo não pagava medicação nenhuma que fosse receitada pelos médicos para os miúdos.
      Aqui ainda me estou a ambientar então acho isto tudo uma descoberta quando para eles é uma banalidade.
      Beijinho

      Eliminar
    2. eheheh isso é que torna tudo interessante e é tão bom aprender!

      Eliminar
  5. Infelizmente é algo que eu não vejo a funcionar no meio deste chico espertismo tuga. Caso o sistema fosse implementado por cá, à semelhança de tantas outras coisas, este seria só mais um meio de ver um sem número de pessoas a fugirem às suas obrigações e a pregarem calotes a torto e a direito.

    O problema de Portugal não é a falta de dinheiro (ou pelo menos não só) é a mentalidade individualista do primeiro eu, depois eu, e entretanto logo se ve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade verdadinha que Cláudia, quando saí da farmácia foi isso mesmo que comentei com o marido, imaginar isto em Portugal era ver muita gente ajudada, uns com a responsabilidade de pagar a factura quando chega a casa e ôutros já de sáude fresquinha a gastar o valor dos medicamentos num qualquer McDonalds.

      Sinceramente aquilo que me fascina aqui é a mentalidade desta gente, o dever para com o país, a obrigação de se ser um bom cidadão, de ter direitos mas também de cumprir os deveres.

      Por isso amo esta possibilidade de emigrar, poder procurar um sitio onde me identifico, onde sou feliz por seguir regras que me deixam orgulhosa de mim mesma.
      Sim, pode parecer estupidez mas eu sou daquelas que sinto um orgulho danado quando pago uma factura de um serviço que adquiri, significa que tenho ainda essa possibilidade de usufruir de determinado serviço.
      Não choro esse dinheiro, de todo, porque o que me faz feliz é poder usá-lo e não guardá-lo numa conta bancária :)

      Eliminar
    2. Sinceramente uma das dificuldades que tive em "ambientalizar-me" outra vez em Portugal foi a falta de regras! Acho que cada um faz como quer mesmo sem respeito pelos outros.

      Eliminar
    3. Olha vivi 4 anos em Portugal e chegou para perceber que é um bocadinho o "salve-se quem puder" e eu, eu gosto mais de sentir orgulho por seguir a X ou Y regra que eu acho que funciona ;)

      Eliminar
  6. Que engraçado descobrir aqui os "vizinhos" e sem cuidar do meu blog como deve ser! :)
    Obrigada pelo seu comentário! Tenho seguro na Mutuel e uma franquia de 300CH, o que é facilmente atingida. Assim, posso pagar um pouco mais todos os meses mas sou sempre reembolsada no fim do ano já que ultrapasso esse valor anual em cuidados de saúde. Quanto ao médico também me aconteceu o mesmo que a si, foi o gestor de seguros que me propôs um, mas na altura quando precisei vi que não era um médico de clínica geral e facilmente encontrei outro e mudei. Quando escrevi o texto apenas me baseei em episódios que me tinham contado, o que felizmente não correspondeu à realidade!

    Um grande beijinho, gostei do seu blog e passerei mais vezes. Já o li praticamente todo! É bom encontrar outros portugueses por aqui que partilham as mesmas ideias quanto aos ideais de vida ;)

    ResponderEliminar
  7. Já sou seguidora, mas vivo no país vizinho: França.
    É sempre bom poder acompanhar histórias de portugueses emigrantes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto que adoro na net poder descobrir pessoas de todos os cantos tão longe e tão perto. Sê muito bem vinda! Beijinho

      Eliminar