quarta-feira, 20 de março de 2013

Emigrar para a Suiça #1

Desde que a ideia de vir morar para a Suiça começou a tomar forma, que muita gente me diz "também queria mas não sei muito bem por onde começar".

Verdade seja dita que não é dos países mais fáceis de aceder visto que não existe a "liberdade de circulação" como nos países da UE.

No meu caso as coisas foram um bocadinho mais simples pois a nível da língua francesa sou considerada como nível nativo, o que ajuda imenso quando queremos emigrar para um país onde não se fala a nossa língua materna.

Primeiro passo, é ter realmente a certeza que se quer mudar, porque se existe uma familia que fica para trás, se se é bastante "agarrado" ao país, a mudança não é fácil e se não se sentir forte psicologicamente, voltar atrás é sempre a decisão que ocorre em primeiro lugar.
Depois é encontrar trabalho e casa, sim, porque vir para a Suiça com 50€ no bolso e depois logo se vê, só dá numa coisa, dormir debaixo da ponte ou numa casa de acolhimento para os sem-abrigo.

Os sectores com mais oferta de emprego neste momento na Suiça são o da Saúde, Informática, Hotelaria e Relojoaria.

Para encontrar trabalho, publiquei o meu CV em francês e inglês nesta página, que é de confiança e é o site mais famoso a nível da Suiça para procura de trabalho, sobretudo para quem quer viver na zona francesa. E fui respondendo a anúncios que correspondiam ao meu perfil.

Aqui e aqui são excelentes opções. Aqui têm imensos sites em que podem procurar emprego.

Mas existem imensos e basta pesquisarem no google por "Offres d'emploi en Suisse".

Se conseguirem encontrar algo, as entrevistas podem ser feitas através de telefone e/ou skype, que foi o meu caso e acreditem que as empresas Suiças sérias não se importam nada de o fazer e são os próprios a propor.
E sim, só aceitem a mudança com um contrato assinado (por email ou por correio ele tem de chegar!).
Existem autorizações de residência que têm de ser pedidas e que variam conforme o contrato de trabalho que se tem, se a empresa que vos recrutar se propuser a preparar a vossa chegada e os vossos papéis então já têm um grande passo dado :)

Hoje falo-vos de como arranjar trabalho na Suiça, no próximo falarei dos vários tipos de permissões de residência que por cá existem e das empresas de trabalho temporário ( a parte que pode ser menos sorridente e a ter cuidado).

Espero que possa ser uma ajuda para quem quer embarcar na aventura :)

 


Beijinho

32 comentários:

  1. Oi, estamos bem pertinho pode se dizer que somos vizinhas :-) eu moro na Itália, e para mim foi fácil pois tenho dupla cidadania, mas tenho amigas que para elas foram bem mais complicados.
    Sem duvida a pessoa que decide ir embora tem que ser muito segura da decisão, pois se encontrara em situações muito diferentes da que se encontrava na terra Natal, e mesmo assim tem que ser forte pois só assim se superadas dificuldades.

    www.my-urban-life.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi débora :)
      Primeiro, bem vinda!
      E sim verdade que o primeiro passo para emigrar é mesmo ter a segurança e convicção no passo que se está a dar!
      Neste verão espero visitar um bocadinho da vizinha Itália ;)
      Parabéns pelo blog bonito que tem!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Olá Ana,

    Eu vivo na Alemanha desde os 16 anos (idade péssima para emigrar eheh), vim porque os meus pais também vieram e sempre quiz regressar a Portugal. Passados vários anos lá consegui regressar mas a mentalidade já é outra e já há um choque de mentalidade também. Primeiro tens quando vais para outro país e depois quando regressas ao teu (sem ser férias). Contudo foi a melhor coisa que fiz, agora sinto-me super bem aqui e não imagino voltar a morar em Portugal.
    Para emigrar tens que ter a mente aberta e saber que nem tudo é fácil. Bem, isto dá pano para mangas eheheh.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Eu não fui feita para "ter uma terra", como costumo dizer sou filha do Mundo!
      Vivi em Portugal 4 quase 5 anos e chegou-me bem para perceber que estava na hora de voltar a desbravar caminho :D
      Mudar de país na adolescencia é do pior e nada fácil, lembro-me que quando fui viver para Portugal até a escola queria deixar porque "não me entendiam" ahahahah agora dá para rir mas na altura não foi nada fácil ;)
      Um dia fazemos um encontro de bloggers emigrantes ahahahah

      Eliminar
    2. Antes de ter filhos dizia ao meu marido que ele podia ser consul assim íamos mudando de país eheheh com filhos já é mais difícil.
      Isso do encontro não é má ideia :o)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Obrigada pela visita! VOu seguir o teu cantinho porque parece me q tem informação muito pertinente.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Cláudia não tens de agradecer pois o teu cantinho é uma delicia!
    Sê bem vinda e sente-te em casa :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana. Chamo-me Sónia e estou na Suíça (Cossonay-ville)há cerca de 1 semana, o meu marido já estava a trabalhar cá há 6 meses e eu e a pequena viemos para cá para tentarmos também a nossa sorte mas, confesso que não está a ser fácil porque não domino nada do francês e estou com receio de isso ser impedimento para arranjar trabalho, não sei o que fazer... :(

    ResponderEliminar
  6. Olá.Sou a Teresa podem-me dizer se é verdade que a Suíça nao está a aceitar mais emigrantes portugueses é que eu vou tentar ir arranjar lá trabalho parto em breve.

    ResponderEliminar
  7. Olá.

    Finalmente encontro algo esclarecedor :D gostei muito do blog. Em breve vou para a Suiça com o meu namordo, confesso que não tenho contrato, para mim vai ser uma aventura gigante.
    :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Responder para: unitedloaninvestment1@outlook.com
    País: EUA.
    Endereço: 201 Waterland, Nova Iorque,
    Telefone: +1 (631) 729-0840
    Número do Whatsapp: +1 (424) 365-5765

    Olá,

    Bom dia para você e obrigado pelo seu tempo lendo isso.
     
    Somos uma empresa de serviços financeiros e investimentos estabelecida nos Estados Unidos da América e na Turquia.
     
    Você está procurando o financiamento viável ou a liberdade financeira para expandir e expandir seus negócios e empresa? Podemos ajudar sua empresa ou a de um cliente / amigo a elaborar um plano para o sucesso.
     
    Para todos os tipos de empresas - de pequenas e médias empresas a grandes empresas corporativas, ajudaremos você a obter o tipo certo de financiamento necessário para as necessidades da sua empresa a taxas de juros mais baixas e aprovações rápidas para ajudá-lo a agir rapidamente novas oportunidades e atender às necessidades imediatas.
     
    Para mais detalhes, entre em contato diretamente com seus planos de negócios ou resumo do projeto.
     
    Atenciosamente,

    Scott Jacob.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
    Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderEliminar